Uma dúvida comum entre os praticantes de atividades físicas é qual seria o melhor momento para realizar o exercício aeróbio: antes ou depois da musculação? A Revista Dieta Já conversou com a professora da Smart Fit, Juliana Mouffron Bittencurt, para tirar essa dúvida.
De acordo com a especialista, o exercício faz muito bem para a saúde, como por exemplo, a melhora do condicionamento físico. Mas, ela conta que os dois modelos de atividade são importantes e que depende do objetivo a ser alcançado.“Se a finalidade é a hipertrofia muscular ou condicionamento físico geral, é melhor realizar o aeróbico após a musculação”. A professora acrescenta: “Mas,se o seu foco é se preparar para as corridas de rua, por exemplo, o mais apropriado é que o treino de cardio seja feito antes do treino muscular”.
Juliana explica que no exercício aeróbio a energia é produzida pela queima de carboidratos e gorduras com oxigênio: “A energia utilizada para exercícios com pesos é gerada pela utilização anaeróbica da glicose produzindo ácido lático e também pela quebra da molécula da creatina-fosfato armazenada nas células musculares”. A professora finaliza: “Ambos os treinos são importantes para a saúde do corpo de uma forma global”.
Veja mais sobre o assunto no site: