Treinos curtos e intensos com HIT e HIIT
Diminuir a gordura corporal de forma intensa e rápida. Essa é a proposta dos treinos HIT (High Intensity Training, ou treinamento de alta intensidade) e HIIT (High Intensity Interval Training, ou treinamento intervalado de alta intensidade). Eles combinam atividades cardiovasculares e neuromusculares com o objetivo de emagrecer de forma segura e eficiente.
De acordo com o Doutor Luiz Carlos Carnevali Junior, consultor técnico da Smart Fit, o método vem ganhando cada vez mais adeptos entre aqueles que estão em busca de um corpo saudável. O especialista afirma que o HIT e HIIT elevam o metabolismo e favorecem o emagrecimento, fazendo com que o corpo continue reduzindo calorias por algumas horas depois dos exercícios, uma vez que as atividades de alta intensidade proporcionam um aumento considerável da taxa metabólica.
“O indivíduo passa a gastar mais calorias à base da própria gordura, não apenas no período do treino, mas durante as 24 horas do dia, simplesmente para manter o seu corpo em funcionamento, explica Carnevali. “Esse é um método de atividade que consiste em intervalos ativos ou passivos. O que faz a pessoa emagrecer é a resposta do seu organismo ao estímulo do treino”, complementa.
Ao contrário do que se pensa, após um pequeno período de adaptação, os treinos HIT e HIIT podem ser praticados por qualquer pessoa, já que a intensidade é relativa ao nível de aptidão física de cada cliente.
Aqui na Smart Fit, por exemplo, o HIIT pode ser realizado em uma área livre, com uma TV instalada, na qual os participantes podem acompanhar as orientações para diferentes treinos. Já o HIT é executado nas esteiras e oferece quinze fichas com sugestões de treinos, que atendem a pessoas com diversos níveis de condicionamento físico, desde o iniciante até o atleta profissional, e que buscam o emagrecimento.
Se você ainda não se convenceu de que esses treinos são para você, confira três motivos que te farão mudar de ideia e apostar no HIT e HIIT:
- Aumenta o metabolismo basal
Os treinos HIT e HIIT são capazes de aumentar o consumo de oxigênio e o volume de massa muscular, ou seja, aumentam a quantidade de energia gasta pelo corpo para manter suas funções básicas durante todo o dia.
- Maior gasto calórico, redução de gordura corporal,
Durante uma atividade de alta intensidade, o praticante aumenta a necessidade de oxigênio e isso cria um débito que será reposto durante o período de intervalo, mesmo nos momentos de recuperação o corpo continua reduzindo uma maior quantidade de calorias e gorduras corporais.
- Melhora da capacidade neuromuscular e cardiorrespiratória
O treino HIT, praticado na esteira da academia, aumenta a capacidade cardiorrespiratória. Já o HIIT é uma proposta de treinamento que aumenta a resistência muscular.
Não perca tempo, aposte em intensidade e veja os resultados!